Depois de quase três anos fechada, a Biblioteca Cecília Meireles, no Parque São George foi reaberta ao público em novo local na manhã desta quarta-feira(1).
A reinauguração contou com a presença do Prefeito de Cotia Carlão Camargo, do vice-prefeito Moisezinho, além do Secretário de Cultura, Sérgio Folha, vereadores, secretários e alunos da escola Teresa Maia, vizinha à biblioteca.
Apesar do pequeno espaço, uma sala alugada na rua Nemitala, a nova biblioteca recebeu móveis e equipamentos novos entre eles três computadores que estarão à disposição dos usuários e equipamento de audiovisual.
No mesmo dia também foi reaberta a biblioteca Batista Cepelos, na região central da cidade. Esta foi a primeira inauguração da Secretaria de Cultura em dois anos de governo. Mesmo prazo que o governo levou para readequar as bibliotecas.
Segundo Magaly de Oliveira, diretora de cultura de Cotia, a prefeitura contratou um bibliotecário e auxiliares de biblioteca para todas as unidades. A terceira biblioteca municipal fica em Caucaia do Alto, mas ainda não foi reformada, em contrapartida, nunca esteve fechada.
A secretaria de cultura chegou a anunciar duas vezes a inauguração das bibliotecas ao cotiatododia. Primeiro seriam reabertas em maio, depois em agosto e nenhuma das datas foram cumpridas por problemas burocráticos como contratação de mão de obra e aquisição de prateleiras .
As três bibliotecas juntas reúnem um acervo de 25 mil livros, sendo que na Cecília Meireles são aproximadamente 7 mil exemplares e na Batista outros 12 mil livros.
A partir de agora, as duas bibliotecas reinauguradas estarão interligadas por meio digital, o que facilitará o atendimento ao usuário. “Ao solicitar um livro se ele não estiver disponível na biblioteca que o leitor estiver, a pessoa não precisará se deslocar até a outra unidade, só esperar um dia que o livro irá até o leitor”, explicou Magaly.
Ao ser questionado sobre a demora na reabertura das bibliotecas, o secretário de cultura Sérgio Folha, disse que a prefeitura poderia simplesmente ter reaberto e pronto, mas “preferiu fazer bem feito”, culpando seus antecessores pelo descaso com as bibliotecas.
O prefeito Carlão Camargo, antes de descerrar a faixa de inauguração, fez um breve balanço dos projetos culturais no município e lembrou de melhorias que estão chegando ao Parque São George como o Senai e o Ginásio de Esportes e pediu ajuda à imprensa para ajudar na divulgação dos serviços que são importantes para a comunidade.
Fonte: Cotia Todo Dia