Bolsa Família vai reativar 114 benefícios em Cotia

Um total de 1635 beneficiários voltou a receber recursos do Bolsa Família na região Oeste. A transferência foi retomada depois que as famílias regularização sua situação no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

O bloqueio havia sido feito entre março e setembro deste ano, por falta de identificação da escola de crianças e adolescentes no cadastro. A comprovação de matrícula e frequência escolar é uma das exigências para pagamento do benefício.

Em todo o país, 366 mil voltaram a receber o Bolsa Família. Esse número, de acordo com o governo federal, representa 55% das famílias que não tinham informação da unidade de ensino no início de 2012.

Dentre as cidades da região, Osasco liderou os desbloqueios, com 563 casos. Também voltaram a receber o benefício 421 beneficiários de Carapicuíba; 258 de Itapevi; 163 da cidade de Barueri; 114 de Cotia e 117 de Jandira.



A atualização dos dados continua sendo feita. Segundo o coordenador de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcos Maia, o ritmo de regularização está bom. “Devemos chegar a 70% no próximo bimestre de monitoramento”, avalia.

O trabalho é feito por técnicos de educação nos municípios. Ainda de acordo com o MDS, cerca de 293 mil famílias permanecem com o benefício bloqueado em todo o País. Elas devem procurar a prefeitura de Cotia até o fim do ano para informar a escola na qual os menores de 17 anos estão matriculados. A partir daí, o gestor municipal faz o desbloqueio no Sistema de Benefícios ao Cidadão.

Quando a falta de informação ou a identificação incorreta da escola se refere a adolescentes de 16 e 17 anos, é bloqueada apenas a parcela do benefício vinculada a eles, de R$ 38 ou R$ 76. A família que possui crianças de até 15 anos, gestantes ou nutrizes ou se encontra em extrema pobreza continua recebendo os demais valores, que variam conforme cada caso.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário