Capacitação e Segurança Pública foram temas abordados na reunião do COMTUR em Cotia

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR/Cotia) reuniu-se na quinta-feira (28/7) na sala de reuniões do CESEP para discutir projetos e ações. Apesar das férias significarem ausência para membros que atuam com turismo, pois estão em alta temporada de atividades, a reunião do COMTUR contou com cerca de 17 participantes.

Foram apresentadas as ações do Departamento de Turismo no período, como a participação no 6º Salão Nacional de Turismo dentro do Circuito Taypa de Pilão, a produção de um novo site para o circuito turístico por um parceiro de Cotia, os cursos já realizados pela parceria Prefeitura-SENAR e o calendário de capacitação no segundo semestre, as Ecofeiras, o fechamento da publicação Guia Turístico na primeira semana de agosto pelo Studio MR e a realização da Ciranda Rural de Esportes e Lazer no dia 28 de agosto.

O CIESP/FIESP, integrante do COMTUR, informou que a reunião entre empresários e instituições que atuam com capacitação, tema anteriormente abordado no conselho, foi previamente marcada para o dia 15 de agosto. Assim, faculdades, escolas e cursos técnico-profissionalizantes, irão discutir com os empregadores da indústria quais são as necessidades e perfil do mercado empregador.



O Rotary de Caucaia do Alto, representado pelo presidente Francisco Maronna, trouxe à reunião do COMTUR a demanda de uma atuação mais efetiva dos órgãos de segurança pública no distrito, que tem sofrido com roubos e assaltos. “Uma localidade turística como Caucaia precisa ter uma tranquilidade maior no quesito segurança, sob o risco de espantar seus visitantes, além dos incovenientes óbvios para os moradores”.

O membro representante da Policia Militar, soldada Lúcia, incentiva o presidente do Rotary a encabeçar um movimento no distrito para a criação de um Conselho de Segurança (CONSEG), instância importante de participação da comunidade local nas questões específicas de segurança.

Ricardo Cunha, membro da AETEC, sugere que parâmetros rígidos norteiem a seleção de expositores da Ecofeira, em função dos conceitos de sustentabilidades envolvidos. Cunha destaca ainda a importância da análise das matérias-primas utilizadas na produção de alimentos processados, para enquadramento como orgânicos, naturais, integrais, bem como pelo quesito referente à segurança alimentar.

Participaram da reunião de julho como convidados, o secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Dr. Mauro Pires, sócios do novo empreendimento Vila Comércio Casa de Pães, no Jardim da Glória.  As reuniões do COMTUR ocorrem todas últimas quintas-feiras do mês, das 15 às 17 horas. Compõem o Conselho de Turismo como membros titulares cerca de vinte e cinco instituições e empreendimentos de turismo da cidade de Cotia.

Fonte: Prefeitura de Cotia





Deixe seu comentário