A cidade de Cotia é candidata a sediar a 78ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em 2014, mas para os responsáveis pela organização, a competição já começou. Cotia recebeu na última quarta feira (06/12), a visita da comissão para analisar a estrutura da cidade para os jogos, conhecer as instalações esportivas e de transporte.
Os representantes da comissão aprovaram e elogiaram os locais apresentados, bem como, sugeriram à equipe responsável as adequações necessárias a serem realizadas com tempo hábil para a competição.
Além da estrutura da Prefeitura de Cotia, a cidade conta com a iniciativa privada e instituições para a realização das provas. Empresas e clubes instalados no município já colocaram suas áreas esportivas a disposição da realização dos 78° Jogos Abertos do Interior Cotia 2014.
Entre outros pontos, Cotia está dotada de praças esportivas, ginásios, estádios, campos de futebol, Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, SESI Cotia e o Centro Educacional Unificado de Cotia – unidade Caucaia do Alto, e ainda uma logística muito boa para o alojamento dos atletas onde conta com mais de cem escolas.
Já há previsão da Prefeitura de Cotia sobre uma série de investimentos e adequações com a finalidade de garantir o sucesso da competição. O município vai adotar diversas medidas, como reforma e ampliação do Estádio Euclides de Almeida, readequação e modernização do Ginásio de Esportes e implantação de uma pista de atletismo.
Durante a visita a comissão esteve com o Prefeito Carlão Camargo, Vice Prefeito Moisezinho, Secretário de Esportes, Dr. Aílton Ferreira, Secretário Adjunto de Esportes, Eduardo Mendes, e o colaborador ex jogador Silva do São Paulo e professores da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer.
Carlão Camargo ressaltou que pretende investir na integração entre o esporte e a educação. “A educação e o esporte devem atuar juntos, quero promover a integração porque temos uma estrutura muito boa e com esta medida podemos ampliar ainda mais as atividades físicas e esportivas para a população de Cotia”, disse.
De acordo com o Secretário de Esportes, Juventude e Lazer de Cotia, Dr. Aílton Ferreira a expectativa é de que a cidade de Cotia receba aproximadamente 17 mil atletas e salientou que a comissão demonstrou muito otimismo com a estrutura do município. “A comissão notou que a cidade está muito envolvida com a realização dos Jogos Abertos. Temos consciência e responsabilidade para intensificar os trabalhos a partir de agora para garantir o sucesso da competição”. Ailton destacou ainda que o motivo de começar este ano, e não deixar para 2013 para procurar a Secretaria Estadual, “é porque queremos muito dar andamento aos processos necessários para agilizar os recursos junto ao governo estadual e de fato demonstrar todo o nosso comprometimento”, afirmou.
Ainda sobre a avaliação da comissão, o Secretário de Esportes ressaltou, “Notei que fomos bem avaliados e as nossas áreas de lazer passaram uma imagem muito boa, como a piscina do CEUC, a totalidade dos campos de futebol, além da nossa gama de parceiros como o SESI, Clubes e Empresas da cidade. Todos estes fatores nos motivam a realizar uma edição dos Jogos Abertos que será um marco para a história de Cotia. O Prefeito Carlão e o Moisezinho já demonstraram como tem total atenção com a realização de ste grande evento e ainda posso contar muito com a experiência do “Dado”. Estamos engajados em fazer o melhor para a cidade de Cotia”, destaca.
Participaram da avaliação os representantes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, os analistas José Antonio de Carvalho, Wilson Tonelli, Wilton Guerzoni e Mauricio Pereira Lisboa. Todos foram unânimes em afirmar que a cidade de Cotia tem todas as possibilidades de sediar a maior competição da América Latina. Frisaram que é fundamental o envolvimento de todas as secretarias e da sociedade como um todo, já que a competição é um evento para a cidade. Entre as sugestões a comissão alerta que o fator tempo é primordial para que a cidade faça as intervenções necessárias e prepare tudo para o grande momento. Serão dois anos de muito trabalho pela frente, finaliza Wilton Guerzoni.
Em breve, a Prefeitura de Cotia deve receber o relatório oficial com a relação das adequações necessárias e durante o período de preparação para os Jogos Abertos pode contar com o suporte da comissão da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.
Fonte: Sp Notícias