Em 2010, a Secretaria da Saúde lançou um plano de ações com o objetivo de reduzir a taxa de mortalidade materna e infantil no município. Em dezembro de 2010, a cidade de Cotia chegou a apresentar 10, 4 para cada mil nascidos vivos. Embora o resultado definitivo seja concluído e divulgado em março de 2011, o resultado parcial de 8, 85 mortes revela que a cidade já conseguiu reduzir o índice dos anos anteriores.
Para atingir a meta de redução da taxa de mortalidade materna infantil o plano de ações conta com protocolo de atendimento, capacitação de profissionais, projetos de incentivo ao aleitamento materno, implantação da Clinica da Mulher- espaço adequado e especifico a saúde da mulher com prioridade para os casos de gestação de alto risco. Entre as ações destaca-se ainda a garantia de sete consultas durante o pré-natal, consulta de puerpério (número supera o indicado pelo Ministério da Saúde e OMS- Organização Mundial de Saúde), curso de planejamento familiar, curso para gestantes, palestras, encontros, implantação do ambulatório neonatal (Policlínica de Especialidades), atuação permanente do comitê de mortalidade materno –infantil.
As parcerias estabelecidas com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade exercem papel de grande importância dentre as estratégias do plano de ação da redução da taxa de mortalidade infantil, e tem sido fundamental para o êxito da campanha, assim como o comprometimento de todo o grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Além das ações implantadas e desenvolvidas pela Secretaria da Saúde é fundamental a conscientização e a participação dos munícipes no comparecimento as consultas de pré-natal, puerpério, rotina de acompanhamento do recém-nascido mensalmente até os seis meses de vida e com intervalos até os dois anos de idade na unidade básica de saúde para o controle de peso e crescimento, entre outros.
O conjunto de ações do sistema de saúde e dos usuários demonstra que os resultados podem ser obtidos a médio prazo e de forma consistente. “É motivo de muita satisfação revelar que o trabalho em parceria de excelentes profissionais, das secretarias parceiras e da população como um todo se transforma na possibilidade de salvar vidas. A Campanha de Redução da Mortalidade Materna Infantil tem este grande propósito e vamos continuar trabalhando com a determinação de superar os desafios e reduzir ainda mais os índices”, diz Moisés Cabrera, Secretário da Saúde.
Ao assumir a pasta, Moisezinho conta que encara a missão como um desafio em sua trajetória profissional. Para ele, o objetivo do prefeito Carlão Camargo é fortalecer os projetos iniciados nos últimos meses, como por exemplo, a reformulação da administração geral dos Pronto-Atendimentos, a reestruturação do agendamento de especialidades e o melhor acolhimento dos pacientes. O almoxarifado de medicamentos e materiais hospitalares segue em processo de reorganização. No plano de trabalho entra também a intenção de aumentar a cota e a coleta de exames.
Ainda dentro do planejamento para os próximos meses, o Secretário conta que, além da humanização da saúde, pretende trabalhar também para capacitar funcionários, promover programa de plano de carreira, fortalecer a atenção à saúde básica e realizar concurso público, que já está em andamento.
Fonte: Prefeitura de Cotia