Cotia : Mulheres lideram procura pelo teste espontâneo

Entre os dias 16 de novembro e 3 de dezembro, 356 pessoas procuraram o posto de saúde do Portão em Cotia para fazer exame espontâneo de HIV durante a campanha “Fique Sabendo”, promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde.
A exemplo do que já ocorre e todas as situações que envolvem saúde, as mulheres lideraram a fila de exames, segundo informações da Secretaria de Saúde de Cotia. Apenas 94 homens foram aos postos de saúde, contra 262 mulheres. Os resultados dos exames ainda não foram divulgados.

Atualmente 110 pessoas estão com Aids e fazem acompanhamento médico em Cotia. Mas segundo a enfermeira responsável pelo programa de DST/Aids no Posto de Saúde do Portão, Simone Pennink, algumas não são moradores de Cotia. Segundo ela, muitas pessoas optam por fazer tratamento fora de sua cidade para evitar exposição e preconceito. O mesmo ocorre com muitos moradores da cidade, que fazem tratamento fora. Mas ainda assim, a maioria dos atendidos são de Cotia.



A maioria das pessoas que fizeram o exame espontâneo tem entre 30 e 49 anos de idade, mesma faixa etária das pessoas que ja estão em tratamento em função da doença.

Tratamento
Após dois resultados positivos para HIV o paciente inicia tratamento. O primeiro passo, segundo a enfermeira é a realização de exames para saber como está o sistema imonológico do paciente. O tratamento inclui assistência farmacêutica, orientação e acompanhamento médico, mesmo nos casos de pessoas que são apenas soropositivas (quando tem o vírus no organismo mas não está doente, e neste caso ainda não precisa de medicamento).

A campanha Fique Sabendo já acabou, em Cotia, devido a procura, se estendeu além do prazo que era dia 2, mas a qualquer tempo as pessoas podem fazer o exame para saber se está com o virus do HIV nos postos de Saúde da cidade. Lembrando que os exames são gratuitos e sigilosos e todo o tratamento é custeado pelo Sistema Único de Saúde.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário