O primeiro pólo de ecoturismo da região Oeste deve ficar pronto em dois anos, de acordo com Marcelo Salles, diretor de tecnologia, empreendimento e meio ambiente da Sabesp. Ele será implantado na reserva florestal do Morro Grande, em Cotia, numa parceria entre a companhia de saneamento e a prefeitura do município.
No local serão instalados espaços de lazer, prática de esportes e realização de projetos de educação ambiental para alunos de escolas públicas e moradores do entorno. Além disso, o pólo abrigará cursos de capacitação para a população e utilizará a mão-de-obra local nas atividades voltadas ao turismo.
Para o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, o pólo tem como objetivo preservar as nascentes e mananciais que existem naquela área. “É uma reserva maravilhosa, uma joia que precisa ser preservada. Nós sabemos que há pouca água na região Oeste, por isso ela precisa ser bem tratada”, enfatizou, durante a renovação do contrato entre empresa e município.
A reserva é uma área de mata nativa que hoje protege todo o sistema de produção de água do Alto Cotia, responsável pelo abastecimento de 308 mil pessoas nos municípios de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista. “Essa represa foi construída no começo do século passado, quando atendia à cidade de São Paulo. Hoje, ela atende à cidade de Cotia e continua sendo a represa mais bem protegida de toda região Metropolitana de São Paulo”, afirmou Marcelo Salles.
Pelo acordo, a reserva também pode contar com a instalação de uma creche, de uma Unidade Básica de Saúde e da sede da Guarda Civil Metropolitana.
Em setembro, prefeitura e Sabesp assinaram um protocolo de intenções para a implantação do pólo. Agora, as partes elaboram um termo de cooperação, que será assinado no começo do próximo ano e vai permitir o início das obras.
Também com objetivo de potencializar o turismo na cidade, Cotia ingressou no Conselho das Regiões Turísticas de São Paulo (CRT/SP), grupo formado por representantes das 34 regiões do Estado.
A iniciativa é nova. O processo de regionalização estadual do turismo foi finalizado neste ano, com a organização das cidades em grupos por afinidade de produtos turísticos ou proximidade geográfica.
As cidades da região Metropolitana estão dentro da macrorregião Capital Expandida, e foram divididas em quatro regiões turísticas. Cotia participa com mais 14 cidades da área sudoeste de São Paulo do Fórum Permanente de Turismo da Região Grande Oeste.
Para a diretora de Turismo, Cristina Oka, que também representa a cidade no conselho, “o objetivo da criação do CRT/SP é acompanhar o desenvolvimento das políticas públicas de turismo no Estado, bem como analisar os projetos e as ações regionais que serão encaminhados ao Estado e União, para aprovação”.
Fonte: Jornal Diário da Região