Prefeitura, Sabesp e Instituto Florestal se reuniram na manhã desta terça-feira para discutir a ampliação do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera.
De acordo com o diretor do IF, Rodrigo Moraes Victor, o programa acontece na cidade de Cotia desde 2002 e já formou aproximadamente 200 jovens em cursos eco-profissionais. “Nossa intenção é gerar empregos a partir da recuperação e da preservação ambiental, conscientizando as comunidades e chamando a atenção para a importância da região onde elas vivem”, disse. “O projeto oferece formação aos jovens em cursos com dois anos de duração. No primeiro ano temos oficinas de formação prática e no segundo ano incentivamos a elaboração de projetos, para que os alunos estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho”.
Cotia já teve núcleos do Programa de Jovens na Granja Viana, no Centro e na Vila São Joaquim. Ultimamente, devido à demanda, focou a iniciativa nos núcleos do Morro Grande e de Caucaia do Alto, locais que concentram a maior parte da área verde do município. “Muitos dos nossos jovens estão no mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento local sustentável. É uma solução importante e interessante para uma cidade com as características de Cotia”, enfatizou a diretora de Turismo, Cristina Oka.
Segundo o prefeito, a cidade tem total interesse em ampliar o programa: “Mais de 60% da área territorial de nossa cidade é composta por área verde e temos que conciliar a preservação desse patrimônio com o crescimento que está direcionado para nossa região”, afirmou Carlão Camargo.
Para retomar o projeto e ampliar a formação dos jovens, a Prefeitura fará a reorganização do programa e repassará as informações ao Instituto Florestal. Nos próximos meses será assinado o protocolo de intenções com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para que o programa seja novamente colocado em prática.
Fonte: Cotia Todo Dia