Cotia será contemplada com uma unidade do Centro de Iniciação ao Esporte

A cidade de Cotia será contemplada com um incentivo para implantação de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Trata-se de uma criação do Ministério do Esporte, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que visa ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público voltada para a iniciação esportiva.

Para o Secretário de Esportes, Dr. Ailton Ferreira, “a implantação do CIE, é uma grande conquista para os esportistas de Cotia. Há muitos talentos no município e há muitas modalidades que precisam de incentivo e espaço para a prática”.

A estrutura a ser construída é o Modelo III, o mais avançado, com uma área de construção de 7.000m². O Centro terá arquibancada com capacidade para 177 pessoas, 16 modalidades de esportes olímpicos, seis paraolimpícos e uma modalidade não olímpica.

De acordo com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016 permitiu sensibilizar a todos, principalmente o governo, sobre a importância de infraestrutura esportiva. “É um equipamento multiuso, voltado para a identificação de talentos e a formação de atletas na base, a ampliação da oferta dessas instalações públicas com requisitos oficiais. É um equipamento esportivo que atende a todas as regras para uma prática formal do esporte”, ressaltou o secretário, durante a divulgação das cidades selecionadas.



Esporte de alto rendimento

O objetivo do CIE é disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento para prática de até 20 modalidades esportivas. Os ginásios poliesportivos e outras estruturas podem receber 13 modalidades olímpicas (atletismo, basquetebol, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso), seis modalidades paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball) e uma modalidade não-olímpica (futsal).

“O incentivo à prática esportiva é uma questão de saúde pública, da qual o Estado tem um papel essencial”, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Além disso, os CIEs podem servir de celeiro para grandes novos talentos que ainda não conhecemos”.





Deixe seu comentário