Dengue: Cotia estará em evento com cidades vulneráveis

Um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Saúde irá reunir na segunda-feira (3) prefeitos de 283 cidades paulistas consideradas mais vulneráveis à transmissão da dengue. Na ocasião, será apresentado um novo plano para o combate da doença que, segundo a secretaria, terá medidas diferenciadas em relação aos anos anteriores.

Os municípios selecionados, entre eles a cidade de Cotia, para participar do encontro, que acontecerá na capital paulista, são considerados de risco alto ou muito alto de transmissão de dengue para o próximo verão. Esse mapeamento foi realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).



A secretaria diz que o objetivo é mobilizar as prefeituras em torno do tema, pois as ações de campo para o controle dos criadouros do Aedes aegypt, que transmite a dengue, devem ser realizadas pelos municípios. Segundo o governo, a mobilização é fundamental por causa, principalmente, da entrada em circulação do subtipo 4 do vírus da dengue no estado, o que aumenta o número de pessoas suscetíveis à doença, ampliando o risco de casos graves e óbitos.

Foram registrados neste ano em São Paulo 76,8 mil casos de dengue, contra 189,3 mil em 2010. Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, concentra 19% do total de casos de dengue no estado em 2011. O encontro “Unindo Forças contra a Dengue” acontecerá no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Participarão do encontro, além de Cotia, mais seis cidades da região: Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Taboão da Serra, Osasco e Jandira.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário