Créditos das Fotos: Juliano Barbosa
Desde o início deste ano letivo, a Escola Municipal Samuel da Silva Filho, localizada no bairro Mirante da Mata, vem liderando uma campanha de arrecadação que resultou em mais de 100 mil tampinhas plásticas. Os estudantes contaram com o engajamento de pais, responsáveis, professores e demais colaboradores no Projeto ‘Tampinhas que Curam’, onde a venda das tampinhas reverte recursos para o tratamento de crianças com câncer através de uma associação socioambiental.
Os alunos estão envolvidos em todas as etapas, desde a coleta das tampinhas na escola até a organização e separação do material. Dividido em dois momentos, no primeiro período foram reunidas 40 mil tampinhas, enquanto o segundo encerrou com 60 mil, totalizando 100 mil tampinhas arrecadadas. O idealizador do projeto é o professor de Educação Física, Rodrigo Pires da Silva, conhecido como Digão, e em 2023 atingiram a marca de 104 mil tampinhas.
No primeiro semestre deste ano, a mobilização quase igualou o total arrecadado no ano anterior. Digão destaca que, além de ajudar o meio ambiente, o projeto promove a solidariedade entre as crianças. “Além de preservar a natureza, ao pensar na quantidade de tampinhas que seriam descartadas, as crianças estão cuidando umas das outras”, enfatizou.
O diretor da escola, André Domingues de Oliveira, elogiou o envolvimento dos alunos no projeto. “Eles trazem suas tampinhas diariamente. E o projeto ajuda a desenvolver a consciência nas crianças, mostrando que estão transformando algo que seria lixo em uma contribuição para o tratamento de crianças com câncer. Somos pioneiros nessa iniciativa, mas outras escolas já aderiram e estão realizando o mesmo”, explicou.
Aqueles que desejarem contribuir podem deixar suas tampinhas plásticas na escola, apoiando essa ação solidária em benefício das crianças em tratamento. A Escola Municipal Samuel da Silva Filho está localizada na rua Dolores Duran, 24, Parque Mirante da Mata. Para mais informações sobre o Projeto Tampinhas que Curam, acesse as redes sociais da iniciativa: (@tampinhasquecuram).