De janeiro a novembro a Guarda Civil de guia de Cotia atendeu aproximadamente 7,9 mil ocorrências, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública de Cotia. Vale ressaltar que nessa conta estão todos os atendimentos que chegam à Guarda, todos os chamados, que geram o Boletim de Ocorrência de Guarda Civil.
Ao lado do subcomandante Albuquerque, o secretário de Segurança de Cotia, Almir Rodrigues, recebeu a reportagem para um balanço das atividades da Guarda ao longo deste ano. Albuquerque explica que todas os telefonemas recebidos na central de atendimento da Guarda são averiguados, desde um atendimento ao público, desentendimento entre vizinhos, pessoas passando mal, grávidas em trabalho de parto, afogamentos e desmanche de enxame de abelhas até assaltos ou sequestros. “Uma viatura se desloca sempre”, ressalta o comandante. Nos casos de furto, assalto e roubo as vítimas são conduzidas a delegacia mais próxima para registrarem boletim de ocorrência.
Do total de atendimentos, 40% foram roubos e outros 40% tráfico de drogas, categoria de crime que aumentou muito na cidade neste último ano, segundo o subcomandante. “Praticamente todos os bairros da cidade tem um ponto de drogas”. As apreensões são feitas com base em sondagens da Guarda e denúncias de moradores. A maior delas foi no bairro Quinta dos Angicos, próximo ao CT do São Paulo, 860 quilos de maconha.
As “saidinhas de banco” continuam sendo o tipo de crime mais atendido pela Guarda, principalmente no início do mês, quando ocorrem os pagamentos de salários.
Operação Papai Noel
Com um efetivo de 429 agentes e 30 viaturas, a Guarda Civil é presença constante nas ruas de Cotia e acaba sendo sempre a primeira a chegar nas principais ocorrências. Durante todo o mês de dezembro a Secretaria de Segurança emplacou a ‘operação papai noel’ com 30% dos guardas em escala extra nos principais pontos comerciais da cidade nas regiões da Granja Viana, Centro e Caucaia do Alto. “Presença da Guarda na rua inibe a criminalidade”, diz o secretário.
Fonte: Cotia Todo Dia