Guarda Civil pede melhorias; Prefeitura de Cotia diz que analisará

A Guarda Civil de Cotia entregou nesta quarta-feira uma pauta de reivindicações ao prefeito Carlão Camargo.

Eles querem aumento de salários, revisão do plano de carreira, recebimento de benefícios atrasados e resolver o ‘imbróglio’em relação ao CotiaPrev.

A categoria se reuniu no dia 9 de fevereiro em um colégio da cidade para elaborar quais seriam as reivindicações. Segundo os guardas civis, o aumento salarial prometido não foi cumprido e há meses estão tentando marcar uma reunião com o prefeito para apresentar os pedidos.

Na quarta-feira, o advogado dos guardas civis, Michel Alves e o presidente da Asguaco – Associação dos Guardas Civis de Cotia, Fernando de Andrade, protocolaram o pedido na prefeitura e no dia seguinte na Câmara Municipal de Cotia.

O documento tem a assinatura de 240 guardas, número expressivo, já que é mais de 50% do efetivo, que hoje conta com 413, sendo que entre afastados e de férias, somam-se 140 GCMs.

No documento, eles mostram números envolvendo a GCM em 2012, com 7453 ocorrências atendidas, além de, nos últimos anos, o Projeto Educando ter atendido mais de 15 mil alunos, orientando-os sobre o perigo das drogas; além da Capelania, que atende guardas civis e suas famílias que passam por dificuldades.

Veja as reivindicações dos guardas:

-Aumento: 100% de aumento salarial dividido em quatro anos, ou seja, 25% por ano, até 2016. Segundo o GCM Fernando de Andrade, o salário de um guarda hoje, em início de carreira, é de R$ 672,00, mais os benefícios.

-Plano de Carreira: O atual plano só permite a progressão após cinco anos de serviço e merecimento, avaliado por uma Comissão. A promoção só é permitida após três anos de serviço, com cursos de capacitação e avaliação da Comissão. Eles alegam que a Comissão (formada pelo comandante, corregedor, inspetor e um representante da classe) não se reúne há mais de dois anos.



A proposta é de que o prefeito estabeleça por Decreto que a comissão se reúna ao menos trimestralmente para avaliar os casos e com portas abertas para todos os guardas. Pedem também que o comando publique a relação dos guardas, divulgando seu cargo, referência, letra e idade, para que todos tenham conhecimento, e que o trabalho da Comissão seja transparente. Eles também reivindicam que Executivo, Legislativo e os guardas civis discutam a revisão do Plano de Carreira.

-Benefícios: Pedem que todos os benefícios atrasados, como licença prêmio, quinquênio, adicional de faculdade, sexta parte, entre outros, sejam pagos até 30 de junho deste ano, sob pena de PARALISAÇÃO da categoria.

Querem que o Comando mostre até 31 de março a relação de todos os guardas civis que tenham benefícios pendentes.

A partir de julho, os guardas querem que a prefeitura esteja em dia com todos os processos que envolvam pagamento de benefícios e, de 1º de agosto em diante, qualquer processo que envolva o interesse dos guardas civis deva estar concluído e pago em no máximo três meses.

-CotiaPrev: O documento protocolado diz que a Lei aprovada pela Câmara, que garantiu aos guardas o direito à aposentadoria após 30 anos de serviço, vem sendo desrespeitada pelo CotiaPrev, que, com base em um parecer da consultoria jurídica do Banco do Brasil, nega o direito à aposentadoria especial aos guardas.

A proposta é de que a prefeitura interceda juridicamente a favor da categoria.

A pauta de reivindicações foi entregue. A categoria deu prazo de 15 dias para ter uma resposta. No dia 19 de março haverá uma assembleia e, caso o prefeito não atenda as reivindicações, a Guarda Civil de Cotia pode entrar em greve por tempo indeterminado.

A prefeitura de Cotia por meio de nota disse que irá analisar a pauta de reivindicações protocolada pelos guardas.

Segundo a Prefeitura, uma política de incentivos foi iniciada em 2009 e anualmente a GCM vem recebendo melhorias essenciais para o desenvolvimento de seu trabalho. E que a Secretaria Municipal de Segurança na cidade de Cotia tem um plano de trabalho para os próximos anos, que inclui investimentos constantes na GCM de Cotia.

“A Prefeitura de Cotia esclarece que sempre valorizou o trabalho da Guarda Civil Municipal, promovendo uma série de melhorias em prol da corporação”, finaliza.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário