Mortalidade materno infantil é tema de encontro em Cotia

A secretaria de Saúde guia de Cotia promove, na próxima sexta-feira (27) o I Encontro de Combate a Mortalidade Materno -infantil. Neste dia será lançada campanha que visa reduzir os índices de mortalidade infantil de Cotia.

Para cada 1000 crianças nascidas em Cotia, 10,2 morrem antes de completar o primeiro ano de vida, segundo dados da Fundação Seade.

Os números seguem reduzindo na cidade – entre 2005 e 2009 a redução foi de quase 10%, baixando de 19,9 mortos para cada mil nascidos vivos para 10,2. Apesar da melhora, Cotia ainda figura entre as cidade com maior taxa de mortalidade infantil da região. A que apresenta melhor índice é Barueri, onde a taxa é 7,9 mortos por mil nascidos. Itapevi tinha o maior índice no último levantamento do Seade (15,1). Carapicuiba tinha 10,9 mortos e Osasco 13,0.



O secretário de Saúde de Cotia Toninho Melo vem batendo na tecla de redução da mortalidade materno infantil desde que assumiu a pasta oficialmente em janeiro deste ano. Entre as ações recentes para reduzir os índices, o destaque foi a criação da Clinica da Mulher inaugurada em abril.

O encontro deve reunir especialistas e autoridades locais e acontecerá das 10h às 12h no auditório da Secretaria de Educação de Cotia, próximo a prefeitura.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário