A cadeia de Encontra Cotia está de volta e com presos acima do que comporta. Ela foi desativada no dia 20 de outubro, após cumprir determinação da Justiça para que todos os presos fossem transferidos para CDPs – Centro de Detenção Provisória, da região. Ficou um mês sem presos em seu interior.
O Ministério Público havia determinado que a cadeia fosse desativada, porém, a Secretaria Estadual de Segurança Pública entrou com recurso da decisão do MP e teve parecer favorável.
Dias depois apuramos que os presos estariam voltando gradativamente, segundo informações da própria polícia. Nesta manhã o vereador Toninho Kalunga (PT), publicou em um perfil de rede social que visitou a cadeia e que constatou que 106 presos estão aglomerados nas celas.
Antes da publicação desta matéria soubemos que mais dois chegaram à cadeia e que, segundo fontes, o delegado titular de Cotia, Sebastião Paiva, disse que ‘não deixará’ passar dos 150 detentos.
Nesta quarta-feira foi dia de visitas por parte de familiares. Números mostram que em finais de semana a população carcerária da cadeia de Cotia aumenta, devido aos inúmeros crimes e delitos que acontecem na região. São principalmente pessoas de Vargem Grande Paulista e Caucaia do Alto, conforme relatou um policial.
Espaço Cultural
Com a desativação da cadeia, começaram as especulações sobre o que fazer com as instalações que antes abrigavam presos. O secretário de Segurança de Cotia, Almir Rodrigues, disse que iria com o prefeito Carlão Camargo interceder junto ao secretário estadual Antonio Ferreira Pinto, que o espaço tivesse algum destino em prol da população. A reunião não aconteceu.
Um movimento de pessoas ligadas à cultura pretendia fazer um manifesto a favor de que o espaço fosse transformado em uma área de atividades culturais.
O movimento deve ganhar adeptos nos próximos dias e segundo as pessoas envolvidas, irão pedir junto às autoridades, mais uma vez, que a cadeia seja totalmente desativada e tenha outro destino.
Fonte: Cotia Todo Dia