No dia 24 de maio, professores coordenadores da rede municipal de ensino participaram do “Encontro do Brincar: Direito da Infância Na Diversidade Brasileira” organizado pelos professores do Departamento Pedagógico: Hélcio, Luciana, Roberta e Samanta.
“O Brincar: Direito da Infância atende crianças de 0 a 12 anos, garantindo o lúdico e sua importância nesta fase, pois a brincadeira favorece e oportuniza a criança em seu desenvolvimento”, ressalta a secretária de Educação, Geslayne Dias Camargo.
Para garantir este direito, com bases legais, o Brincar: Direito da Infância, atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I; desta forma a escola deve planejar e organizar o seu trabalho pedagógico, visando promover o lúdico e os interesses que permeiam o universo infantil.
O evento na cidade Cotia iniciou-se com vivências de músicas como o Jacaré Boiô, o Caramujo e a Saúva da Palavra Cantada, e o Merenguetê que é uma brincadeira de origem indígena. As músicas e brincadeiras visaram à acolhida dos participantes, bem como a soltura do corpo para tornar o encontro um momento de aprendizado e socialização
Neste encontro também se socializou o Kit de Utilização dos Brinquedos Indígenas do MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia, o qual as professoras Luciana e Roberta participaram de um curso de formação. Primeiramente, foram mostrados os “brinquedos” utilizados pela criança indígena, com propósito de reflexão dos Professores Coordenadores, sobre a sua importância e utilidade na aldeia. Depois foi feito um trabalho, em grupo, com análise dos pôsteres, contendo imagens de brincadeiras nas aldeias, tipos de objetos utilizados na infância da criança, a influência urbana e o acesso a materiais diferentes, como brinquedos industrializados.
Posteriormente foi passado um vídeo sobre uma aldeia localizada em Parelheiros e na sequência cada grupo realizou uma explanação sobre o tema.
Fonte: Prefeitura Cotia