Reserva do Morro Grande em Cotia é cenário do filme “Xingu”

A reserva Florestal do Morro Grande, em Cotia, foi um dos cenários para o filme “Xingu”, em cartaz nos cinemas e que narra a história dos irmãos Villas-Boas. O local é uma área de remanescente de mata atlântica que pertence à Sabesp, uma das patrocinadoras do longa-metragem, e abriga o Sistema Alto Cotia, que abastece 410 mil pessoas da região Oeste da Grande São Paulo.

Segundo o diretor de “Xingu”, Cao Hamburger, a água é muito presente em toda a história contada no filme, o que pesou na escolha desse cenário. “O patrocínio da Sabesp não foi só uma coincidência, a empresa tem muito a ver com o projeto. Além disso, nós acabamos filmando uma parte do filme no reservatório da companhia, porque precisávamos de um lugar bonito para gravar algumas cenas extras. Esse local foi o mais adequado que encontramos. A mata está toda preservada, e a cena ficou muito bonita”, explica.



A Reserva do Morro Grande é também uma das maiores extensões florestais do Estado. Criada em 1979, foi incorporada em 1994, por reconhecimento internacional da Unesco, à Reserva do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

Ela também é aberta à visitação do público. Em um passeio monitorado e gratuito, o visitante conhece a Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto Cotia e todo o processo de produção da água. Há também uma trilha até a represa da Cachoeira da Graça, onde as cenas de “Xingu” foram filmadas. Para agendar as visitas, que são feitas sempre em grupos de 20 a 40 pessoas, é preciso entrar em contato pelos telefones 4614-9213 e 4614-9215.

Fonte: WebDiário





Deixe seu comentário