Sem público, Dose Certa pode fechar em Cotia

Inaugurada em outubro de 2008, no Mercado Municipal de Cotia, a única unidade da Farmácia Dose Certa, fora da capital paulista, que distribui medicamentos gratuitos para usuários do SUS,  pode fechar as portas por falta de público

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Cotia menos de 5 pessoas por dia procuram a unidade em busca de medicamentos, o que torna inviável mante-la no local.

O projeto das farmácias Dose Certa é um braço do programa de mesmo nome lançado em 1995 pelo governo do Estado e que distribui medicamentos aos postos de saúde dos municípios do Estado de São Paulo. Além de distribuir os medicamentos nos postos de saúde, o Estado mantém postos do Dose Certa para facilitar o acesso aos medicamentos, que são distribuídos gratuitamente.

Na cidade de Cotia foi instalada graças a uma parceria entre os governos municipal e estadual intermédio da Fundação para o Remédio Popular – FURP, onde Cotia entrou com o espaço físico e funcionários e a FURP com todo o equipamento e treinamento de pessoal.

Na lista dos medicamentos distribuídos (65 itens) estão, além de captopril, usado no combate à hipertensão e Ácido Acetilsalicílico, normalmente utilizado nos casos de gripe e resfriado estão também os anticoncepcionais, incluindo a pílula do dia seguinte e medicamentos para  tratamentos de saúde mental.



O secretário de saúde de Cotia, Antonio Melo, durante audiência pública nesta terça-feira (26) demonstrou preocupação com a possibilidade do fechamento da unidade. “Devolver para o Estado um serviço que já conquistamos é muito ruim, temos que melhorar isso”. Para o secretário, a localização talvez não facilite o acesso do público e pensando nisso, estuda um novo local para instalar a Farmácia.

Como retirar os medicamentos:

É necessário que se vá na Farmácia dentro do horário de funcionamento (das 8:00 às 17:00 horas de segunda a sexta-feira) e que se cumpram alguns pré-requisitos:

A receita médica deverá ter sido emitida pelos Serviços Públicos de Saúde, com as seguintes validades:

10 dias para receitas com medicamentos antibacterianos

30 dias para receitas com medicamentos de controle especial (psicotrópicos)

90 dias para receitas com medicamentos de uso contínuo

30 dias para os demais medicamentos do Programa

O medicamento deverá compor a lista do Programa Dose Certa;

A receita deverá conter o nome do princípio ativo/denominação genérica e não o nome comercial.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário