O vôlei feminino de guia de Cotia perdeu um jogo válido pela Liga de Sorocaba e Região, mas não na quadra, e sim na falta de organização.
O time infantil feminino tinha compromisso pela Liga no último sábado, em Itapeva. Bastava uma vitória, contra o fraco adversário, para conseguir a classificação. Só que a equipe não conseguiu viajar por falta de transporte.
As jogadoras e comissão técnica aguardaram por mais de uma hora a chegada do ônibus contratado pela Prefeitura, em frente ao ginásio de esportes de Cotia. Alguns pais também estavam presentes. Como a viagem até Itapeva duraria cerca de 5 horas e o ônibus estava atrasado cerca de uma hora e meia, a coordenadora de vôlei feminino, Noeli Almeida, dispensou as atletas e a equipe perdeu o jogo por WO (ausência da equipe).
A falta do ônibus se deve a não liberação do Empenho para pagamento da empresa. A Secretaria de Esportes confirmou que fez o pedido de empenho de R$ 80 mil para as viagens das equipes de Cotia para a disputa de seus respectivos campeonatos, durante o mês de agosto, mas a Secretário da Fazenda não liberou e a secretaria e atletas não foram avisados.
O time de vôlei continua na Liga, mas caso haja outro WO, estará eliminada da competição. Além da derrota, terá que pagar multa de 500 reais. Agora a equipe terá que ganhar seus próximos dois jogos (ambos fora de casa), de Buri e Lençóis Paulista, para conseguir a classificação.
Outra equipe prejudicada foi a Kurdana, de futsal feminino, que tinha compromisso importante pelas quartas de final do Campeonato Paulista, em Pindamonhangaba. Foi uma correria contra o tempo para arrumar transporte e a equipe viajou em uma van da Secretaria de Esportes. O problema foi o risco de se viajar neste tipo de veículo. A nova regulamentação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres proíbe vans de fazerem transporte de passageiros por rodovias, sem que se paguem as taxas da Artesp, Embratur, ANTT, SPTrans, enfim, para trafegar, é preciso estar dentro da lei e as vans da Secretaria de Esportes (que são terceirizadas e com placas vermelhas ) não estão aptas, já que trafegam normalmente apenas no município. Se fossem carros oficiais, com placa branca, a lei permite o tráfego.
Fonte: Cotia Todo Dia