Templo Zu Lai Cotia

O Templo Zu Lai Cotia na região metropolitana de São Paulo, é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina.

Fundado em 24 de abril de 1992, o Templo Zu Lai pertence as escolas Chan ( Zen) e Terra Pura e é um dos 200 templos da Ordem Fo Guang Shan, fundada pelo Venerável Mestre Hsing Yün, cuja sede está situada no condado de Kaohsiung, Taiwan.

Templo Zu Lai Cotia

Templo Zu Lai Cotia História

Ao ser criado, o Templo Zu Lai mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação. Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, a ações que o Templo Zu Lai e a Blia empreendem, desde a época de sua criação, baseiam-se em quatro pilares estabelecidos pelo Venerável Mestre: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas. Ambas as entidades buscam, também, realizar a integração das diversas tradições budistas no Brasil, participando de atividades conjuntas com outros templos, como as ocorridas nas comemorações do Vesak. Até hoje, o Templo Zu Lai tem sido considerado o maior templo budista da América do Sul.

Ao longo de seus primeiros onze anos de existência, o Zu Lai veio realizando um número cada vez maior de atividades com afluência de discípulos e simpatizantes cada vez maior, expandindo-se de tal maneira que já não comportava tantas pessoas que a ele afloravam. Os discípulos Shih Tze Lin, Liu Shie Lin e Hong Tsu Ho fizerem então o voto de construir um novo templo, contando com o esforço e a generosidade dos membros da Blia do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Taiwan, China Continental, Estados Unidos e de tantas outras pessoas de vários outros cantos do mundo, vindo para tal a adquirir outros lotes de terrenos vizinhos.

Em maio de 2000, foi lançada a pedra fundamental da construção da nova edificação que viria a ter 10 mil m2 de área construída, em uma área total de 150.000 m2. Seu projeto foi inspirado no estilo arquitetônico oriental dos palácios da Dinastia Tang, integrando a um só tempo aspectos da arquitetura ocidental moderna. Os trabalhos foram desenvolvidos em conjunto por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros e as obras foram concluídas em outubro de 2003, fazendo surgir, assim, a “Terra Pura” do Budismo Humanista na América do Sul. Dentro dos mesmos princípios do Monastério Fo Guang Shan, o Templo Zu Lai procura propagar o Darma, desenvolvendo talentos, trazendo benefícios à sociedade e purificando corações e mentes por meio da atuação cultural e educacional, das ações sociais e das práticas religiosas.

Seguindo ainda o caminho apontado pelo Venerável Mestre Hsing Yün, o templo busca desenvolver estudos diversos que se aplicam à vida do dia a dia além de “nacionalizar” os ensinamentos do Buda respeitando os aspectos da cultura local que acolhe a sua doutrina tornando possível a realização de projetos como: cursos de filosofia budista, grupos de estudo e círculos de leitura sobre o Darma, criação do “Projeto Filhos de Buda” por meio da Fundação de mesmo nome e através de seu Centro de Tradução que tem trabalhado na divulgação dos ensinamentos budistas em língua portuguesa.

Desde então, o Templo Zu Lai vem cumprindo sua missão em divulgar esses seus quatro pilares para solidificar e nacionalizar os princípios de um Budismo Humanista no Brasil. E assim no dia 5 de outubro de 2003 o Venerável Mestre Hsing Yün retornou ao Brasil para então consagrar a nova edificação do Templo Zu Lai que em 27 de abril de 2012 comemorou seus vinte anos em solo brasileiro.

Templo Zu Lai Cotia Cursos

O Templo Zu Lai oferece os seguintes cursos:



  • Meditação Chan e Darma: A meditação é um sistema milenar de purificação mental praticado por várias tradições, em diferentes épocas e lugares. A Meditação Chan disciplina a mente e desenvolve a potencialidade interior para o autoconhecimento, além de proporcionar ao praticante, maior equilíbrio físico e mental.
  • Meditação Chan, Círculo de Leitura e Estudo do Darma: Em duas horas de reparadora introspecção envolvendo corpo, coração e mente o participante poderá silenciar estresses e tensões do dia a dia podendo desvendar o libertador caminho apontado pelo Iluminado, o Buda Shakyamuni, por meio da prática da Meditação Chan e do estudo regular dos ensinamentos do Darma.
  • Kung Fu (Shao Lin do Sul): Esta milenar arte marcial chinesa não é uma simples técnica de autodefesa, mas uma prática de disciplina, meditação e cultivação interior. Ela busca uma conjunção harmoniosa de corpo e mente. Seus benefícios podem ser sentidos na vida profissional, acadêmica e social. O curso integral é composto de 5 katis (sequência de movimentos). Para melhor avaliar o desempenho dos alunos, os katis são ensinados por níveis de aprendizado (64, 128, 72, 84 e 70 movimentos respectivamente).
  • Tai Chi Chuan: é uma arte milenar que trabalha corpo e mente. Por meio dela, podemos melhorar nossa vitalidade, equilíbrio, força e paz interiores. Este curso é conduzido pelo mestre Alexander, discípulo do Grão Mestre Yan C. Lee – presidente da Associação Fukien De Kung Fu Shao Lin, Diretor de Apresentações da Confederação Brasileira de Kung Fu (CBKFS) e mestre de artes marciais por mais de 20 anos.
  • Curso de Língua Chinesa: Oferece àqueles que desejam ingressar no universo da cultura chinesa a possibilidade de principiar comunicação neste rico idioma, que cada vez mais tem sido objeto de interesse no mundo Ocidental. O Templo Zu Lai tendo raízes na tradição chinesa quer oferecer aos seus amigos e simpatizantes, a oportunidade de uma aproximação cada vez maior com o pensamento chinês.

Templo Zu Lai Cotia Retiros

No Templo é possível realizar os seguintes retiros:

  • Um dia em Meditação – Xiu Xing (1 dia): O Xiu Xing é uma prática Chan (Zen), realizada ao longo de um dia intenso de meditação em que o participante vivencia silenciosa e profunda concentração meditativa, além de receber ensinamentos de Darma.
  •  

    Retiro de Meditação em Nobre Silêncio (3 dias): Uma grande oportunidade de aprofundar sua prática meditativa, vivenciando-a em várias sessões ao longo do dia, variando entre meditação sentada, em passos lentos, em movimento, ao ar livre além de participar de palestras de ensinamentos.

  •  

    Retiro e Prática de Oito Preceitos (3 dias): No feriado prolongado de Carnaval o Templo realizará o “Retiro de Preceitos” para que leigos possam ter a oportunidade de cultivar as causas do desenvolvimento da concentração meditativa e da sabedoria, visando também à aspiração da mente do despertar (bodhichitta) por meio da participação das cerimônias, meditações e as aulas.

  •  

    Retiro de Ordenação de Curta Duração (7 dias): Propiciar aos membros budistas laicos a experiência da vida monástica. Permitir a prática das transformadoras regras budistas tradicionais que purificam corpo e mente.

  •  

    Estudo e Vivência Intensiva de Budismo (30 dias): Com duração de um mês, em regime de internato, esta vivência é embasada em estudos fundamentais da doutrina budista, no estudo do Budismo Humanista e na vivência monástica por meio da prática do caminho do bodisatva a serviço do próximo.

Horário de Funcionamento Templo Zu Lai em Cotia

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Templo Zu Lai em Cotia

  • R. São Fernando, 1461 – Parque Rincao – Cotia – SP
  • Telefone: (11) 3500-3600

Outras informações e site

Mapa de localização