Os cotianos acordaram cedo no primeiro dia de 2013 para acompanhar a posse dos 13 vereadores eleitos em outubro e também do prefeito Carlão Camargo e do vice Moisezinho. A cerimônia longa, burocrática recheada de muitos discursos, acabou se tornando cansativa para acompanhava.
Prevista para as 9h a sessão solene, presidida por Rogério Franco, o vereador mais votado nas urnas, iniciou com uma hora de atraso e só terminou às 13h30.
Os vereadores assinaram a posse e fizeram o juramento em que se comprometem “exercer seus mandatos com dedicação e lealdade mantendo, defendendo e cumprindo a Lei Orgânica”. Carlão Camargo e Moisezinho também fizeram a promessa e foram empossados.
Depois de entrega de “mimos” para as esposas dos eleitos, o ponto alto da cerimônia foi a eleição da mesa diretora. Na verdade não foi uma eleição, mas um acordo pré estabelecido entre os vereadores, com influência direta do prefeito Carlão Camargo, como quase sempre ocorre.
Com apenas uma chapa, formada por Marcos Nena (presidente), Luis Gustavo Napolitano (1º Secretario), Lino (2º Secretário) e Arildo Gomes (vice presidente) os vereadores apenas referendaram a decisão conjunta. E foram além, já elegeram o próximo presidente, Sérgio Folha. Um a um foi à tribuna declarar o voto acompanhado sempre de longo discurso e já firmaram compromisso de votar em Folha na próxima eleição da mesa, em 2015. O mandato da mesa agora é de dois anos por força de uma alteração na Lei Orgânica aprovada em novembro pela Câmara de Vereadores de Cotia.
Vale lembrar que Sérgio Folha logo após tomar posse foi nomeado Secretário de Cultura e só deve voltar para a Câmara para assumir a presidência em 2015. Ou seja, vai cumprir meio mandato no executivo e meio no legislativo.
Fonte: Cotia Todo Dia